É um espaço para vivenciar o Ceará de Comer. Um dos equipamentos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Do campo à mesa, o Mercado tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país, impulsionando o produtor local, promovendo formações, fortalecendo o turismo e gerando renda e emprego. Também atua para preservar a gastronomia cearense, com sua diversidade e origem. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.
O equipamento localizado no Complexo Cultural Estação das Artes possui, ao todo, seis restaurantes, sendo um deles com uma área de mesas externa ao corpo principal do equipamento, com vista para a praça. O edifício conta com área interna de mesas sob o grande telhado da antiga gare, para convivência e experiências gastronômicas dos frequentadores. Os cardápios de todos os estabelecimentos buscam representar a cultura alimentar cearense, sendo fiéis à sazonalidade de seus produtos e aos saberes do seu povo, além de oferecer opções veganas e vegetarianas.
O espaço ainda dispõe de área expositiva e uma loja de produtos com a oferta do melhor dos ingredientes da cozinha cearense. Para além da comercialização de alimentos, a instituição é palco de diversos eventos e feiras ligados à gastronomia do Estado – como o Festival de Gastronomia Cearense e o de Cultural Alimentar Afroancestral -, promovendo atividades formativas e de capacitação e estimulando o impacto direto na cultural, turismo e profissionalização.
Por meio de atividades de pesquisa e difusão por todo o Ceará, o Mercado estimula a produção de uma gastronomia cearense focada em suas tradições culturais, mas também conectada à criatividade, inovação, acessibilidade e sustentabilidade.
O Governo do Ceará instituiu, em agosto de 2021, a Lei Estadual da Gastronomia (Lei n° 17.608/2021), assim como na Política Cultural do Estado – primeira política criada no Estado para o desenvolvimento da gastronomia, de sua cultura alimentar e de sua cadeia produtiva. O programa, que foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará, tem fundamentação na cultura alimentar cearense e na salvaguarda do patrimônio gastronômico do Ceará em toda a sua diversidade e origem.
Além da preservação dos saberes ancestrais de povos e comunidades tradicionais do Estado, a implantação do programa busca garantir o desenvolvimento de projetos a curto, médio e longo prazo, que colocarão o Ceará numa posição de destaque, não só no que se refere a qualidade e riqueza gastronômica, mas também como grande agente transformador econômico e social.
Elmano de Freitas
Governador do Estado do Ceará
Jade Romero
Vice-governadora do Estado do Ceará
Gecíola Fonseca Torres
Secretária da Cultura
Rafael Felismino
Secretário Executivo da Cultura
Tiago Santana
Diretor-presidente
João Wilson Damasceno
Diretor Executivo
Flávio Jucá
Diretor Administrativo e Financeiro
Marina Araujo
Diretora
Cristiano Bezerra
Assessor de Relações Institucionais
Luis Aires
Coordenador Administrativo-Financeiro
Eduarda Talicy
Coordenadora de Comunicação
Jeri Uchoa
Designer
Manjari Ikeda
Coordenadora de Desenvolvimento
Glauber Uchoa
Coordenador de Ação Cultural
Yuri Soares
Técnico Especialista em Mídias Sociais
Iury de Melo
Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento
Giordana Frapiccini
Coordenador de Pesquisa e Curadoria
de Cultura Alimentar
Sandra Alves
Supervisora de Relacionamento e Operações
Gabriela Araruna
Supervisora de Programação
Flor Viana
Coordenadora de Programação e Relacionamento
Jhonathan Cruz
Assistente Administrativo/Financeiro
Matheus Henrique
Auxiliar Educativo
Os direitos autorais e de imagens dos conteúdos contidos no site do Mercado AlimentaCE são de propriedade de seus respectivos titulares e autores, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O Mercado AlimentaCE não recomenda quaisquer reproduções ou compartilhamentos indevidos que usuários possam fazer de imagens que disponibilizamos no site. Nossa instituição não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.